Erros comuns na gestão de um restaurante
Erros comuns na gestão de um restaurante
21 Nov 2023 Dicas, Mobiliário

Gestão de restaurante: o que fazer e quais erros evitar


Se engana quem pensa que a gestão de restaurante é um trabalho simples.

Muitos empresários sem experiência pensam que abrir e gerir um restaurante, bar ou café é apenas questão de investir uma quantia, encontrar um bom ponto, contratar garçons e só.

Neste artigo, você descobrirá alguns erros comuns a evitar. Confira!

Principais erros na gestão de um restaurante

Minimizar o trabalho da gestão de um restaurante é um erro grave, que pode custar tempo, dinheiro e saúde. Por isso, reunimos alguns erros comuns na gestão de um restaurante. Saiba quais são e se previna de problemas futuros.

1. Desconsiderar o futuro

Um restaurante é um negócio e, como tal, deve ser rentável. Mas, o que significa um negócio ser rentável? Além da disponibilidade diária de dinheiro suficiente para cobrir os custos, também precisa conseguir se manter, crescer e consolidar-se a médio e longo prazos.

Assim, um restaurante não obterá sucesso somente com o caixa de um dia, mês ou ano. O objetivo final da gestão de restaurantes é construir um negócio consolidado, conhecido e respeitado pelos clientes e pela concorrência, que permaneça aberto por anos. Mas como fazer isso? De várias formas, como as que destacamos a seguir:

  • Cercar-se de uma equipe de trabalho realmente profissional (cozinheiros, garçons, hostess, etc.);
  • Apostar na formação contínua do pessoal de cozinha e salão;
  • Manter a qualidade do menu e do serviço prestado aos clientes;
  • Investir em melhorias sempre que necessário – pintura, maquinário, mobiliário, etc.;
  • Investir em publicidades convencional e digital.

2. Não trabalhar no próprio negócio

Alguns empreendedores do ramo de restaurantes incidem no erro de supor que gerir um restaurante não vai demandar nada de tempo, e que o mero investimento financeiro resolve tudo. Este segundo erro é mais comum do que parece, e é muito perigoso para a viabilidade do futuro negócio. Gerir um restaurante é um trabalho árduo, que vai consumir muitas horas, e não significa apenas “dar uma passada” no local, tampouco consiste em contratar um gerente para “vigiar” o negócio.

Para o êxito de um restaurante, será necessário dedicar jornadas intensas, então não é um negócio para quem não está disposto a trabalhar muito.

Separamos alguns cuidados que farão toda a diferença para o sucesso de seu restaurante. Não se esqueça deles!

3. Economizar no investimento inicial

O que começa bem, termina bem. É um clichê, mas perfeitamente válido para evitar o terceiro erro da lista: economizar nos elementos básicos que qualquer restaurante precisa para funcionar.

Esses elementos são muitos e variados: o local em si (pintura, marcenaria, eletricidade e hidráulica), as instalações sanitárias, o equipamento de cozinha industrial, o mobiliário (mesas, cadeiras, booths, balcões), medidas de segurança e prevenção de incêndios, o pessoal de cozinha, bar, salão, administração e limpeza…

Abrir um restaurante exige um investimento inicial, e certas despesas deste budget devem ser enfrentadas de qualquer forma.

4. Contratar familiares sem experiência

O quarto erro é o mais comum entre empreendedores mais jovens: abrir um restaurante e contratar seus pais, irmãos, primos e amigos, sem a mínima experiência. Este erro é refletido claramente em reality shows, como em “Kitchen Nightmare”, mas ele continua se repetindo.

A equipe de um restaurante é fundamental para o sucesso ou fracasso de um projeto. Por isso é importante contratar o melhor chef e recrutar garçons e garçonetes experientes. Dessa forma, você oferecerá a seus clientes o nível de qualidade pelo que estão pagando e evitará infinitas discussões familiares que não acabem bem.

Ser igual aos demais

O Brasil é um país onde existe mais de um milhão de estabelecimentos, como restaurantes e bares, uma boa perspectiva para os clientes, para os setores de turismo e gastronomia, mas também um mau presságio para empreendedores pouco criativos.

Abrir e gerir um restaurante, hoje em dia, exige que o investidor libere a imaginação para se destacar entre a concorrência. Abrir um restaurante igual a todos os outros do bairro não é original. Ser igual a todos é um erro grave, e por isso deve-se pensar em um restaurante diferente e singular.

  Mas de que maneiras se diferenciar da concorrência direta?

  • Temática gastronômica não convencional: vegetariano, ecológico, infantil, pet friendly;
  • Menus temáticos com prazos definidos: semana do vinho, mês dos frutos-do-mar, etc.;
  • Combinação do negócio com outro segmento de lazer: música ao vivo, shows;

Lembre-se desses detalhes quando chegar o momento de colocar em prática seu projeto de restaurante! Conheça, a seguir, algumas dicas importantes para fazer uma gestão adequada.

Dicas para gestão de restaurante

Para o sucesso na gestão de bares e restaurantes, é fundamental adotar as práticas a seguir.

Enfoque na experiência do cliente

No setor gastronômico contemporâneo, a ênfase na experiência do cliente é um aspecto crucial, que contribui para a fidelização de clientes e constitui uma lição valiosa para empreendedores, incluindo aqueles que administram estabelecimentos de pequeno, médio ou grande porte.  

Além da qualidade, a experiência conta e muito. Portanto, é aconselhável oferecer um atendimento diferenciado, com pratos que seguem uma identidade visual peculiar.

Organização e minúcia

A organização é uma ferramenta valiosa na administração de um restaurante. O controle de elementos, como estoque, fluxo de caixa e preços, atua contundentemente na prevenção de crises.

Imagine uma hamburgueria que desperdiça dinheiro em razão de um problema no controle de validade dos pães. Essa despesa desnecessária não precisaria acontecer com um eficiente controle de estoque, e a gestão saberia exatamente o que foi comprado, quando foi fabricado e quanto de ingrediente foi usado.

Padrão de qualidade

Um bom restaurante mantém um alto padrão de qualidade em todos os aspectos, desde o controle de estoque até o atendimento ao cliente.

Esse padrão de qualidade deve integrar a cultura organizacional, e não apenas interna, mas também a externa, estabelecendo confiança e fidelização dos clientes.

Flexibilidade e adaptação

O mercado está em constante evolução, e os restaurantes precisam estar dispostos a se adaptar. Um claro exemplo é a incorporação de métodos de pagamento digitais, como cartões e Pix, visando atender às expectativas dos clientes.

Ainda, acompanhar a concorrência, pesquisar tendências e ajustar a operação do restaurante conforme as mudanças do mercado é indispensável.

Monitoramento de resultados

A análise constante dos resultados monitora o desempenho do restaurante, identificando pratos populares e avaliando os que apresentam baixa saída, verificando as flutuações nas vendas e buscando maneiras de inovar e melhorar o cardápio, com base em dados sólidos.

Esse acompanhamento contribui para decisões bem informadas e manter o restaurante competitivo e lucrativo.

Por que contar com a Thonart?

Além de implementar as dicas que separamos, conte com a Thonart para criar um ambiente lindo, confortável e elegante.

Esta é a oportunidade de comprar ou alugar mesas e cadeiras de madeira maciça para restaurantes que proporcionam conforto e compõem ambientes acolhedores e aconchegantes de bares e restaurantes.

Eleve o patamar do seu negócio, seja restaurante ou bar, a outro nível de excelência. Conheça a Thonart e descubra como os nossos móveis de madeira farão a diferença no seu estabelecimento. Afinal, o sucesso começa com a experiência do cliente e a qualidade do ambiente que você proporciona. Estamos aqui para impulsionar esse sucesso.

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