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09 Abr 2018 Destaques, Dicas

6 dicas para fidelizar clientes de restaurantes


Clientes satisfeitos trazem amigos, famílias e parceiros de negócios para restaurantes. Realizam festas, comemorações e recomendam seus locais de jantar favoritos para as pessoas que conhecem. É a chave para o marketing boca a boca: em que clientes satisfeitos indicam seu restaurante para outras pessoas. E nada é mais eficaz que isso. Dificilmente restaurantes encontrarão publicidade mais barata e mais convincente do que a avaliação positiva e a recomendação seus clientes usuais.

Além disso, visitar um restaurante é, na maioria das vezes, uma atividade social. Ou seja, a satisfação com a experiência é decisiva para o retorno ao local. Portanto, a fidelidade de um cliente depende de conexões e experiências únicas e significativas em um estabelecimento. Não é uma missão simples, mas com essas dicas que selecionamos, você conseguirá melhorar a sua estratégia de fidelização de clientes e alcançar esse objetivo.

#1 Esteja presente!

Comece por simplesmente estar presente, visível e ativo em seu restaurante. Isso dá aos pequenos restaurantes uma grande vantagem em nosso mundo de franquias e experiências empresariais impessoais. Uma grande parte da lealdade do cliente tem a ver com se sentir socialmente conectado às pessoas, aos indivíduos, por trás do negócio. Quando os clientes estabelecem um contato próximo com um lugar e com as pessoas desse lugar, imediatamente sentem-se afeiçoados à atmosfera e tendem a voltar.

Esteja ao alcance dos seus clientes. Procure conversar e fazer com que sua clientela sinta-se bem vinda e apreciada em seu restaurante. Aprenda os nomes dos seus clientes frequentes e cumprimente-os pessoalmente. Um dono ou gerente dedicado e amigável é um fator de atração crucial para fidelização de uma clientela.

#2 Demonstre gestos de apreciação

Programas de fidelidade e descontos oficiais podem ser caros. Gestos de boa vontade, por outro lado, têm uma recompensa muito maior e, na maioria das vezes, um custo mínimo. Isso requer que você siga o primeiro passo, e seja regularmente observador e presente em seu restaurante. Desta forma, você pode intervir em transações regulares e adicionar pequenas cortesias aqui e ali. Dê ao pessoal do almoço diário uma sobremesa. Ou um café expresso gratuito para um cliente leal após um jantar especial. Esses pequenos gestos não custam muito e deixam uma impressão positiva e duradoura na mente de um cliente.

Nota: seja consciente sobre quem recebe um tratamento especial. Certifique-se de que as cortesias sejam distribuídas de forma justa para todos os seus clientes regulares.

#3 Ofereça um ambiente agradável

A satisfação do cliente deve ser, sempre, sua principal preocupação. Ter isso em mente é o primeiro passo para adotar estratégias que garantam o retorno do cliente ao estabelecimento ou, até mesmo, uma indicação para amigos e conhecidos.

Para conseguir criar essa imagem positiva, é importante que você ofereça um ambiente agradável, onde a decoração seja capaz de transmitir os valores do seu negócio e esteja de acordo com a proposta de seu menu, tipo de cozinha e atendimento. Por isso, escolha a decoração de acordo com o tipo de público e negócio. Não faz sentido um restaurante italiano possuir itens da cultura norte-americana ou oriental, não é mesmo?

Seja coerente nas suas escolhas e preocupe-se com todos os detalhes, como ar condicionado para os dias mais quentes, música ambiente de acordo o perfil do público, iluminação condizente com a temática escolhida, móveis de qualidade e espaço suficiente para que os garçons possam se locomover entre as mesas e os clientes tenham mobilidade para ir e vir. O som ambiente também é um fator a se prestar atenção, pois é levado em conta pelo cliente no momento de decidir se volta ou não ao lugar. Saiba adequar o som ao público.

#4 Mantenha o seu time motivado

Um erro fatal, cometido por muitas das empresas, é não dar a devida importância à sua equipe de colaboradores — o que pode comprometer o sucesso do empreendimento. Imagine-se no lugar de um cliente que escolhe um restaurante, entre tantos outros, para comemorar um evento importante e encontra um garçom pouco disposto a atendê-lo.

Para evitar isso, invista em avaliações periódicas e feedbacks pontuais, além de montar um calendário de treinamentos para sua equipe. Manter seus colaboradores engajados em atender bem é mais fácil do que se imagina. Basta dar início a um trabalho contínuo de gestão de equipes que bons resultados logo começarão a surgir — e seus clientes certamente notarão.

#5 Transforme seu cardápio em experiências

Por mais óbvio que possa parecer, todo restaurante precisa desenvolver um cardápio atraente para seu público-alvo e oferecer pratos com uma boa apresentação. O destaque do seu negócio é a comida, por isso invista em bons profissionais de cozinha, crie pratos únicos e certifique-se de que seus garçons conhecem o menu e sabem apresentar sugestões. Um bom atendimento, somado a uma comida saborosa e bem preparada tem tudo para transformar esse momento em uma boa experiência para o cliente.

As oportunidades para conquistar um cliente são poucas e devemos aproveitá-las sempre que surgem. Afinal, um cliente satisfeito pode ser sua melhor ação de marketing! Com o crescente uso da internet, páginas de avaliação de estabelecimentos e recomendações nas redes sociais desempenham um papel importante na escolha de um restaurante.

#6 Receba feedback dos frequentadores do restaurante

Não há forma melhor de identificar o que precisa ser melhorado do que ouvir dos próprios clientes! Toda vez que alguém consome em um restaurante, tem uma experiência, e cabe aos gerentes e encarregados pelo atendimento saberem se foi positiva ou não.

Essa é uma forma de investigação sutil para avaliação futura, que tem como objetivo aprimorar ou adaptar o que não estava de acordo com o esperado pela sua clientela.

O segredo de relações duradouras!

A boa comida e um excelente serviço são, naturalmente, as melhores maneiras de manter os clientes voltando ao seu local. Com isso em mente, essas etapas podem adicionar um impulso extra à fidelidade da sua clientela.

Além disso, quando um proprietário adiciona essas dicas à sua estratégia de negócios, se beneficia de clientes dedicados que trazem consistência em períodos de crescimento e tempos difíceis, enquanto cria a reputação do seu restaurante como um estabelecimento de alto nível.

E então, o que achou das nossas dicas? Compartilhe nos comentários experiências que resultaram em aumento da fidelidade dos seus clientes. E se você quiser fidelizar seus clientes investindo em uma ambiente personalizado e sofisticado, conheça a Thonart!

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