Restaurante ecológico, uma nova tendência – parte 1
Abrir um restaurante ecológico é uma ideia de negócio interessante, e um projeto perfeito para os empreendedores que queiram entrar em um nicho de mercado pouco explorado. Mas o que é um restaurante ecológico? O que precisamos saber para abrir este tipo de estabelecimento de forma rentável? O blog Elegância á Mesa vai explicar tudo para você!
O que é e o que não é um restaurante ecológico
Um restaurante ecológico se preocupa com o meio ambiente em todos os detalhes: desde a escolha de mobiliário fabricado com materiais sustentáveis (como a madeira), à compra de alimentos saudáveis de procedência local e elaborados com a menor quantidade possível de aditivos, a escolha de equipamento que conservem mais energia, produtos de higiene naturais, etc.
Ser um restaurante ecológico não é apenas pintar as paredes de verde, encher o local de plantas ou oferecer pratos vegetarianos.
Como gerenciar um restaurante ecológico
Existem pontos chave para gerenciar um restaurante ecológico de verdade – uma série de conselhos práticos que te ajudarão não apenas a abrir um restaurante deste tipo, mas também como divulga-lo como tal nas redes sociais. Confira:
Os produtos
O que distingue um restaurante ecológico de um restaurante “normal” é a escolha dos produtos básicos que você serve a seus clientes. Os alimentos que preenchem sua despensa devem proceder majoritariamente da agricultura, pecuária e pesca local.
Procure não comprar produtos que tenham sido fabricado a mais de 100km de sua localização geográfica e aposte nos pequenos produtores locais, que não usem pesticidas ou químicos para cultivar sua verduras e hortaliças.
A carne é um assunto mais delicado. Gerenciar um restaurante ecológico implica em apostar no tratamento digno dos animais da fazenda, sejam eles terneiros, cordeiros, vacas, galinhas ou porcos. Não é necessário que seu restaurante seja vegetariano ou vegano, mas é preciso que a carne oferecida a seus clientes provenha de locais onde os animais tenham sido criados da forma mais humana e digna possível.
Em nossa próxima postagem sobre o assunto, vamos tratar mais alguns aspectos muito importantes para seu restaurante ecológico – aguarde!
Confira também: Cadeira Austríaca | Cadeira Oslo