Evite erros na gestão de seu restaurante
Minimizar o trabalho da gestão de um restaurante é um erro grave, que pode custar tempo, dinheiro e saúde. Por isso, reunimos mais alguns erros comuns na gestão de um restaurante, que podem te ajudar a prevenir problemas futuros.
Economizar no investimento inicial
O que começa bem, termina bem. É um clichê, mas é perfeitamente válido para evitar o terceiro erro da lista – economizar nos elementos básicos que qualquer restaurante precisa para funcionar.
Estes elementos são muitos, e variados: o local em si (pintura, marcenaria, eletricidade e hidráulica), as instalações sanitárias, o equipamento de cozinha industrial, o mobiliário – mesas, cadeiras, booths, balcões, medidas de segurança e prevenção de incêndios, o pessoal de cozinha, bar, salão, administração e limpeza...
Abrir um restaurante exige um investimento inicial, e certas despesas deste budget devem ser enfrentadas de qualquer forma.
Contratar familiares sem experiência
O quarto erro é o mais comum entre empreendedores mais jovens: abrir um restaurante e contratar seus pais, irmãos, primos e amigos, sem que tenham a mínima experiência. Vemos este erro refletido claramente em reality shows como “Kitchen Nightmare”, mas ele continua se repetindo.
A equipe de um restaurante é fundamental para o sucesso ou fracasso de um projeto, e por isso é importante contratar o melhor chef que você conseguir, e recrutar garçons e garçonetes com experiência. Dessa forma, você poderá oferecer a seus clientes o nível de qualidade que eles estão pagando, e evitará infinitas discussões familiares que nunca acabam bem.
Ser igual aos demais
O Brasil é um país com mais de um milhão de estabelecimentos como restaurantes e bares. Esta é uma boa notícia para os clientes, para os setores de turismo e gastronomia, mas também é uma má notícia para empreendedores pouco criativos.
Abrir e gerir um restaurante hoje em dia exige ao investidor que libere a imaginação para se destacar entre a concorrência>. Não adianta abrir um restaurante igual a todos os outros do bairro. Ser igual a todos é um erro grave, e por isso deve-se pensar em um restaurante diferente, original e único.
Mas de que formas pode-se diferenciar da concorrência direta?
- Escolher uma temática gastronômica não-convencional: vegetariano, ecológico, infantil, pet friendly
- Oferecer menus temáticos com prazos definidos – semana do vinho, mês dos frutos-do-mar, etc.
- Combinando o negócio com outro segmento de lazer: música ao vivo, shows, etc.
Lembre-se destes detalhes quando chegar o momento de colocar em prática seu projeto de restaurante!
Confira também: Cadeira Austríaca | Cadeiras estofadas para restaurante | cadeira para cafeteria